UMA NOVA ESCOLA VAI SURGIR ...

Uma escola nova vai surgir...

Durante os anos de 2.010 e 2.011 muitas transformações ocorreram no Dora Matarazzo. Sua estrutura sofreu modificações e remodelações que favorecerão à toda comunidade que usufrui de seu espaço.
Com presença e coordenação direta da Diretora Zenaide das Graças Nogueira uma equipe de homens da construção civil detonou a escola, demanchando, derrubando e reformando tudo: salas de aula, pátio e todas repartições, principalmente a Biblioteca, espaço especial e xodó da escola, por ser o local onde encontramos um dos maiores acervos literários da cidade.
Breve breve teremos o término das obras, e com ele, o visual agradável de uma nova escola que surgirá, influenciando inclusive no fortalecimento de seu slogam: "conduzindo ao conhecimento e à cidadania".



Aos participantes do Programa PEAS


A escola tem a responsabilidade social de contribuir para a saúde e bem estar sexual das crianças e adolescentes (estudantes). O efetivo desenvolvimento de projetos como o Peas em redes públicas de educação trazem com certeza discussões temáticas, e provavelmente a principal delas que é sobre a prevenção da Aids, um problema direcionado à sexualidade e de importância fundamental na questão da saúde sexual, não deixando porém, de influenciar também na afetividade, quando se constata a doença na família. Como os índices de infecção pelo HIV são alarmantes aqui no Brasil, temos a obrigação de tratar do problema com mais carinho, principalmente porque trabalhamos a camada menos favorecida financeiramente da população, na qual há a maior incidência do caso.

Além disso, devemos orientar a todos jovens estudantes quanto a pedofilia e maus tratos contra jovens e crianças, tema muito divulgado nas mídias, mostrando que realmente precisamos promover a conscientização de todos nesse sentido, para que ninguém tenhas problemas desse tipo em casa, na família.

Você é um dos principais responsáveis pela boa conduta daqueles que estão ao seu lado, portanto, ajude, oriente e observe: a qualquer suspeita, denuncie. Não deixe que a covardia aconteça na sua frente sem que faça alguma coisa contra.

O Grupo Peas – Dora Matarazzo está lutando para isso, divulgando idéias e atitudes em prol do bom relacionamento dentre as pessoas, principalmente dentre adultos, jovens e crianças.

...................... FEIRA CULTURAL 2.011 ............................



O valor da oração para os jovens

As pessoas costumam pensar em oração como um meio para atender suas necessidades pessoais. Entretanto, deveríamos entender a oração como um meio de glorificar e adorar a Deus, conhecê-lO, entrar na Sua presença e ser transformado por Ele. Precisamos aprender melhor como orar, arrepender-nos e suplicar a Deus como um povo.
Biblica e historicamente, o único ingrediente universal, inegociável, em tempos de renovação espiritual é a corporativa, prevalente e intensiva oração centrada no reino. O que é isso?
1. Ela é focada na presença de Deus e do Seu reino.
Jack Miller fala da diferença entre “oração de apoio” e reuniões de oração de “linha de frente.” Reuniões de oração de apoio são curtas, mecânicas e totalmente focadas em necessidades físicas dentro da igreja. Já a oração de linha de frente tem três características básicas:
a. um pedido de graça para confessar pecados e humilhar-se.
b. uma compaixão e zelo pelo florescimento da igreja.
c. um anseio por conhecer a Deus, ver a Sua face, contemplar Sua glória.
É muito interessante estudar as orações bíblicas por avivamento, como em Atos 4, Êxodo 33 ou Neemias 1, onde estes três elementos são fáceis de ver. Note, por exemplo em Atos 4, que os discípulos, cujas vidas tinham sido ameaçadas, não pedem proteção para si e suas famílias, mas tão somente coragem para continuar pregando!
2. É corajosa e específica.
As características deste tipo de oração incluem:
a. Aqueles que ditam o ritmo da oração passam tempo em auto-exame. Sem uma compreensão robusta da graça, isto pode tornar-se mórbido e deprimente. Mas no contexto do evangelho é purificante e fortalecedor. Eles “tiram de si os seus atavios” (Ex. 33:1-6). Eles examinam a si mesmos em busca de ídolos e lançam-nos fora.
b. Eles então começam a fazer o grande pedido – uma visão da glória de Deus. Isso inclui pedir: 1) por uma experiência pessoal da glória / presença de Deus (“para que eu te conheça” Ex. 33:13); 2) por uma experiência do povo com a glória de Deus (v. 15); e 3) que o mundo possa ver a glória de Deus através do Seu povo (v. 16). Moisés pede que a presença de Deus seja evidente a todos: “Que mais distinguirá a mim e ao teu povo de todas as outras pessoas na face da terra?” Esta é uma oração para que o mundo fique maravilhado e pasmo pela demonstração do poder de Deus e do esplendor da Igreja, para que ela se torne verdadeiramente a nova humanidade que é um sinal do reino futuro.
3. Ela é habitual e corporativa.
Isso significa simplesmente que a oração deveria ser constante, não esporádica e curta. Por quê? Devemos pensar que Deus quer nos ver rastejando? Por que nós não colocamos simplesmente o nosso pedido diante dele e esperamos? Mas oração esporádica, curta, indica uma falta de dependência, uma auto-suficiência, e, portanto, nós não construímos um altar que Deus possa honrar com Seu fogo. Nós temos que orar sem cessar, orar longamente, orar duramente, e nós perceberemos que o próprio processo estará provocando aquilo que estamos pedindo – ter nossos duros corações derretidos, demolir barreiras, e ver irromper a glória de Deus.
Aconteceu no último dia 02 de novembro, dia de finados, uma movimentadíssima Feira Cultural organizada pelos alunos de ensino médio e fundamental, turmas da tarde e de manhã, com uma movimentação excelente, envolvendo todos alunos e professores na confecção de trabalhos que foram apresentados em forma de paineis, cartolinas, desenhos, figuras e textos, além da participação oral dos grupos que se empenharam na orientação e explanação dos temas aos visitantes.
Mesmo ocorrendo num dia atípico, feriado, o número de alunos foi altamente recompensador, com um número expressivo de jovens que passaram o dia envolvidos numa dinâmica altamente produtiva e educativa, com exposições de temas variados e de conteúdo interdiscipllinar.
A diretora Zenaide e as especialistas Janaína e Marlene também tiveram sua contribuição no sucesso da Feira e fazem questão de, em público, agradecer a expressiva presença dos alunos, que demonstraram que a escola é o melhor lugar para se respirar conhecimentos.
Parabéns a todos que participaram.

Feira Cultural 1

Feira Cultural 1

Feira Cultural 2

Feira Cultural 2

Feira Cultural 3

Feira Cultural 3

Feira Cultural 4

Feira Cultural 4

Feira Cultural 5

Feira Cultural 5

Feira Cultural 6

Feira Cultural 6

Feira Cultural 7

Feira Cultural 7

Feira Cultural 8

Feira Cultural 8

Feira Cultural 9

Feira Cultural 9

Feira Cultural 10

Feira Cultural 10

Feira Cultural 11

Feira Cultural 11

Feira Cultural 12

Feira Cultural 12

Feira Cultural 13

Feira Cultural   13

Feira Cultural 14

Feira Cultural   14

Feira Cultural 15

Feira Cultural  15

Feira Cultural 16

Feira Cultural  16

Feira Cultural 17

Feira Cultural  17

Feira Cultural 18

Feira Cultural   18

Feira Cultural 19

Feira Cultural  19

Feira Cultural 20

Feira Cultural  20

Feira Cultural 21

Feira Cultural  21

Feira Cultural 22

Feira Cultural  22

Feira Cultural 23

Feira Cultural  23

Feira Cultural 24

Feira Cultural  24

Feira Cultural 25

Feira Cultural  25

Feira Cultural 26

Feira Cultural  26

Feira Cultural 27

Feira Cultural  27

Desfile 7 de setembro 1

Desfile 7 de setembro 1

Desfile 7 de setembro 2

Desfile 7 de setembro 2

Desfile 7 de setembro 3

Desfile 7 de setembro 3

Desfile 7 de setembro 4

Desfile 7 de setembro 4

Desfile 7 de setembro 5

Desfile 7 de setembro 5

Desfile 7 de setembro 6

Desfile 7 de setembro 6

Desfile 7 de setembro 7

Desfile 7 de setembro 7

Desfile 7 de setembro 8

Desfile 7 de setembro 8

Desfile 7 de setembro 9

Desfile 7 de setembro 9

Fotos - Dia dos Estudantes