UMA NOVA ESCOLA VAI SURGIR ...

Uma escola nova vai surgir...

Durante os anos de 2.010 e 2.011 muitas transformações ocorreram no Dora Matarazzo. Sua estrutura sofreu modificações e remodelações que favorecerão à toda comunidade que usufrui de seu espaço.
Com presença e coordenação direta da Diretora Zenaide das Graças Nogueira uma equipe de homens da construção civil detonou a escola, demanchando, derrubando e reformando tudo: salas de aula, pátio e todas repartições, principalmente a Biblioteca, espaço especial e xodó da escola, por ser o local onde encontramos um dos maiores acervos literários da cidade.
Breve breve teremos o término das obras, e com ele, o visual agradável de uma nova escola que surgirá, influenciando inclusive no fortalecimento de seu slogam: "conduzindo ao conhecimento e à cidadania".



Aos participantes do Programa PEAS


A escola tem a responsabilidade social de contribuir para a saúde e bem estar sexual das crianças e adolescentes (estudantes). O efetivo desenvolvimento de projetos como o Peas em redes públicas de educação trazem com certeza discussões temáticas, e provavelmente a principal delas que é sobre a prevenção da Aids, um problema direcionado à sexualidade e de importância fundamental na questão da saúde sexual, não deixando porém, de influenciar também na afetividade, quando se constata a doença na família. Como os índices de infecção pelo HIV são alarmantes aqui no Brasil, temos a obrigação de tratar do problema com mais carinho, principalmente porque trabalhamos a camada menos favorecida financeiramente da população, na qual há a maior incidência do caso.

Além disso, devemos orientar a todos jovens estudantes quanto a pedofilia e maus tratos contra jovens e crianças, tema muito divulgado nas mídias, mostrando que realmente precisamos promover a conscientização de todos nesse sentido, para que ninguém tenhas problemas desse tipo em casa, na família.

Você é um dos principais responsáveis pela boa conduta daqueles que estão ao seu lado, portanto, ajude, oriente e observe: a qualquer suspeita, denuncie. Não deixe que a covardia aconteça na sua frente sem que faça alguma coisa contra.

O Grupo Peas – Dora Matarazzo está lutando para isso, divulgando idéias e atitudes em prol do bom relacionamento dentre as pessoas, principalmente dentre adultos, jovens e crianças.

...................... FEIRA CULTURAL 2.011 ............................



O tempo sempre nos deixa para trás

     Mesmo com todo esforço, ainda assim deixamos muito a desejar, no quesito compromisso, isto pois que, para se realizar diversas tarefas simultaneamente torna tudo mais difícil. E é pensando neste fator que relevamos a atenção de todos para os limites que devemos acatar para não afrontarmos com problemas/consequentes transformados em conflitos e problemas. Estamos atentos e por isso propomos algumas orientações para melhor comportamento e relacionamento de todos.


Educação: continua sendo o grande problema
Se você esperar a hora certa para agir, nunca chegará a alcançar a modernidade que absorve nossos jovens, e os fazem escravos dos vícios contemporâneos.
            Para muitas pessoas, educar hoje é coisa muito fácil. É só mandar o filho para a escola e esperar que lá ele encontre todas as diretrizes básicas para se tornar um cidadão ou cidadã preparada para a sociedade, com caráter e personalidades formadas e, além de tudo, com educação suficiente para se portar bem em qualquer ambiente a que for exposto.
            Para muitas pessoas, educar é deixar os filhos ficarem a mercê dos computadores, dos jogos virtuais ou do controle escravo de um aparelho de celular, através do qual as crianças e jovens se interagem com o nada, ou apenas com os botões simuladores de situações que não passam de meros botões, nos quais eles tocam centenas de vezes ao dia sem conseguir adquirir nenhum conhecimento, a não ser o conhecimento de uma nova fase avançada de um joguinho repetitivo e monótono criado pelos domadores da eletrônica a fim de ganharem dinheiro.
            Educar uma criança ou jovem é muito mais que isso. É estar presente e constante nas dificuldades e soluções pelas quais passam, envolvendo em sua primazia a questão do relacionamento pessoal, que deve ser entre você e ele/ela, e não entre ele/ela e um mecanismo barato trazido da China. A presença das pessoas da família está sendo aos poucos substituída pelo companheirismo gracioso dos equipamentos eletrônicos como celulares,computadores e agora os Tablets, que são computadores portáteis socializados, ligados vinte e quatro horas nos sites de relacionamentos sociais como o Orkut, Facebook e outros novos, onde eles/elas expõem seu perfil, que são todos os dados referentes à sua pessoa, à sua família, como o que fazem, o que gostam, onde moram, onde estudam e demais informações que facilitam a ação de pessoas mal intencionadas.
            Essa questão que envolve a dificuldade em educar as crianças e jovens não é exclusividade do Brasil, pois acontece em todos continentes e em todos os países, mesmo aqueles muito desenvolvidos. Nós brasileiros não somos os únicos a ter essa agonia de ver nossos jovens se embrenhando em caminhos tortuosos, como os atuais “nóias”, pessoas envolvidas no uso do craque, que perfazem hoje a grande preocupação da sociedade, visto que o domínio da droga está se alastrando e, realmente, dominando grande parte dos jovens, e até de crianças, menores que acabam se entregando ao vício.
            É preciso, portanto, que todas as pessoas responsáveis por menores apontem à eles , ensinando-os, corrigindo-os e cobrando deles que tenham caráter e personalidade fortes o suficiente para não se exporem a essa negligência e incompetência, de se entregarem às atividades consideradas erradas. O exemplo continua sendo a melhor forma de convencê-los.
Aconteceu no último dia 02 de novembro, dia de finados, uma movimentadíssima Feira Cultural organizada pelos alunos de ensino médio e fundamental, turmas da tarde e de manhã, com uma movimentação excelente, envolvendo todos alunos e professores na confecção de trabalhos que foram apresentados em forma de paineis, cartolinas, desenhos, figuras e textos, além da participação oral dos grupos que se empenharam na orientação e explanação dos temas aos visitantes.
Mesmo ocorrendo num dia atípico, feriado, o número de alunos foi altamente recompensador, com um número expressivo de jovens que passaram o dia envolvidos numa dinâmica altamente produtiva e educativa, com exposições de temas variados e de conteúdo interdiscipllinar.
A diretora Zenaide e as especialistas Janaína e Marlene também tiveram sua contribuição no sucesso da Feira e fazem questão de, em público, agradecer a expressiva presença dos alunos, que demonstraram que a escola é o melhor lugar para se respirar conhecimentos.
Parabéns a todos que participaram.

Feira Cultural 1

Feira Cultural 1

Feira Cultural 2

Feira Cultural 2

Feira Cultural 3

Feira Cultural 3

Feira Cultural 4

Feira Cultural 4

Feira Cultural 5

Feira Cultural 5

Feira Cultural 6

Feira Cultural 6

Feira Cultural 7

Feira Cultural 7

Feira Cultural 8

Feira Cultural 8

Feira Cultural 9

Feira Cultural 9

Feira Cultural 10

Feira Cultural 10

Feira Cultural 11

Feira Cultural 11

Feira Cultural 12

Feira Cultural 12

Feira Cultural 13

Feira Cultural   13

Feira Cultural 14

Feira Cultural   14

Feira Cultural 15

Feira Cultural  15

Feira Cultural 16

Feira Cultural  16

Feira Cultural 17

Feira Cultural  17

Feira Cultural 18

Feira Cultural   18

Feira Cultural 19

Feira Cultural  19

Feira Cultural 20

Feira Cultural  20

Feira Cultural 21

Feira Cultural  21

Feira Cultural 22

Feira Cultural  22

Feira Cultural 23

Feira Cultural  23

Feira Cultural 24

Feira Cultural  24

Feira Cultural 25

Feira Cultural  25

Feira Cultural 26

Feira Cultural  26

Feira Cultural 27

Feira Cultural  27

Desfile 7 de setembro 1

Desfile 7 de setembro 1

Desfile 7 de setembro 2

Desfile 7 de setembro 2

Desfile 7 de setembro 3

Desfile 7 de setembro 3

Desfile 7 de setembro 4

Desfile 7 de setembro 4

Desfile 7 de setembro 5

Desfile 7 de setembro 5

Desfile 7 de setembro 6

Desfile 7 de setembro 6

Desfile 7 de setembro 7

Desfile 7 de setembro 7

Desfile 7 de setembro 8

Desfile 7 de setembro 8

Desfile 7 de setembro 9

Desfile 7 de setembro 9

Fotos - Dia dos Estudantes